(Participação empresarial vai impulsionar as ações para a conquista da chamada "Economia Verde", especialmente na produção com baixa emissão de gases e bom uso de recursos naturais, por exemplo)
A Recognition, empresa brasileira de Tecnologia da Informação e líder em soluções de digitalização para o setor bancário, aderiu ao protocolo de 10 pontos sobre a “Contribuição Empresarial para a Promoção da Economia Verde e Inclusiva”.
O protocolo é previsto pela conferência internacional Rio+20, realizada pelo Brasil e de responsabilidade da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre desenvolvimento sustentável que acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 22 de junho. A conferência deve atrair autoridades do mundo todo, chefes de Estado e governo, representando os 193 membros da ONU, além do comparecimento de líderes de entidades civis, como ONGs, universidades e institutos entre outros.
A participação empresarial, representada pela adesão ao protocolo, vai impulsionar as ações para a conquista da chamada "Economia Verde" – especialmente na produção com baixa emissão de gases –, bom uso de recursos naturais e colaborar com a estrutura internacional para o desenvolvimento sustentável.
A rede brasileira do pacto global entende que as empresas são parte fundamental da solução para a promoção da economia verde e inclusiva. Celso Furiani, presidente da Recognition, explica que “segundo a ONU há mais de 1.6 bilhões de pessoas que sentem a falta de água e cerca de 900 milhões de famélicos no mundo; esses são alguns dos sintomas evidentes do esgotamento de recursos naturais, por isso é fundamental a adesão de empresas às práticas de produção sustentável e aos princípios da economia verde”.
Com a adesão, a Recognition assume os 10 compromissos: – Buscar sempre o resultado econômico sustentável, aquele que considera a obtenção desses resultados associados à maximização dos benefícios ambientais e sociais e à minimização de possíveis impactos negativos;
– Atuar nos nossos processos produtivos e nas nossas cadeias de valor (fornecedores e clientes) de forma a: a) Continuar a melhorar a eficiência do uso de recursos ambientais (energia, materiais, solo, água etc.) e reduzir qualquer forma de desperdício (resíduos, efluentes, gases de efeito estufa etc.); b) Ampliar o uso de fontes de energia ou de matérias-primas renováveis; c) Promover a geração de empregos dignos. Aqueles que consideram o atendimento aos diretos humanos e a capacidade das pessoas de se desenvolverem continuamente; d) Promover o diálogo, a cooperação e o comprometimento visando ampliar a contribuição da cadeia para o desenvolvimento sustentável.
– Reforçar investimento em inovação e tecnologia e introduzir novas soluções em processos, produtos e serviços que possibilitem a redução dos impactos decorrentes da produção, do uso e eventuais descartes associados aos produtos e serviços;
– Fortalecer o papel do consumidor e a importância das suas escolhas de consumo, considerando todo o ciclo de vida dos produtos e serviços;
– Direcionar nossos investimentos sociais ao fortalecimento de três aspectos: a) Inclusão social da camada mais pobre da população b) Educação e desenvolvimento de competências para a sustentabilidade c) Promoção da diversidade humana e cultural
– Reforçar o cuidado com os nossos relacionamentos com as respectivas partes interessadas e promover o comportamento ético e a coibir toda forma de corrupção. Isso inclui os cuidados éticos no processo de comunicação das características dos nossos produtos e serviços;
– Definir metas concretas para os aspectos mais relevantes da contribuição de cada um dos nossos negócios para o desenvolvimento sustentável e relatar publicamente a evolução do atendimento destes compromissos;
– Promover a difusão do conhecimento, respeitando a propriedade intelectual, de melhores práticas empresariais focadas na ampliação da contribuição para o desenvolvimento econômico, social e ambiental;
– Contribuir nas discussões sobre desenvolvimento sustentável, economia verde e inclusiva, economia de baixo carbono ou qualquer outro tema correlato nos fóruns empresariais como sindicatos e associações, dos quais fazemos parte, especialmente no Comitê Brasileiro do Pacto Global; em universidades e escolas de negócios; junto à sociedade organizada e junto ao governo; de modo a influenciar e ser influenciado nessa interação;
– Influenciar e apoiar as decisões e políticas do governo brasileiro que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
Sobre a Recognition Presente no mercado brasileiro desde 1992, a Recognition é pioneira em Tecnologia e Reconhecimento de Imagem para o setor financeiro e oferece as mais inovadoras soluções para tratamento de cheques e multidocumentos.
A Recognition é provedora de soluções de ponta para o mercado de processamento de imagens, atuando na captura, processamento, armazenamento, reconhecimento e recuperação de documentos. Através de fábrica de software própria e altamente capacitada, possui total capacidade de desenvolvimento e customização, adequando-se aos mais variados cenários e necessidades. Como sinais de solidez e credibilidade, é certificada ISO 9001:2008 e está presente entre as 200 maiores empresas de TI do Brasil (rankings Revista Exame Info 200 e Informática Hoje).
Mais informações para a imprensa ABCE Comunicação Leandro Esteves
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Gutemberg Medeiros
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