Atendimento
ABCE
Tels.: (11) 99234-8397

leandro@abce.com.br
Rua Diana, 592, Cj. 81 - CEP: 05019-000
Sao Paulo - SP - Brasil
 
Clientes:

In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Powered by RS Web Solutions

Parceiros:

In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Powered by RS Web Solutions

Há mais de 20 anos gerando notícias!

Todo Ouvidos e ABCE lançam serviços diferenciados de redes sociais.

16/06/15 - Dobra Editorial lança livro de poemas de Carlos Machado

Coletânea Tesoura Cega, da Dobra Editorial traz textos inéditos do poeta Carlos Machado e sob o Selo Donizete Galvão de Poesia, a ser lançada em 17 de junho, na paulistana Casa das Rosas.


A Dobra Editorial apresenta a coletânea de inéditos Tesoura Cega do poeta e jornalista baiano radicado em São Paulo Carlos Machado.  A obra terá noite de autógrafos em São Paulo, dia 17 de junho, a partir das 18h30, na Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura (Avenida Paulista, 37).  Esta é a segunda publicação a trazer o Selo Donizete Galvão de Poesia que se dedica a poesia contemporânea, sendo o primeiro editado em 2014 e intitulado Novas Ruminações - 75 poetas e a poesia de Donizete Galvão.

A coletânea de Machado é formada por seis blocos de poemas e engloba temas que vão desde a observação do cotidiano na metrópole, em "Antilira Paulistana", até as difíceis escaramuças do amor, em "Sete Grãos de Chumbo".  Não é possível deixar de citar também a seção "Lições de Assovio", na qual o poeta enfeixa textos mais leves e bem-humorados. O livro conta ainda com esclarecedor posfácio de Ronaldo Costa Fernandes, doutor em literatura pela UnB, poeta, romancista, contista e ensaísta.
  
Tesoura Cega é o segundo título produzido pela Dobra Editorial com o Selo Donizete Galvão de Poesia, criado em homenagem ao poeta mineiro, falecido em 2014 aos 58 anos.  Segundo Machado, Galvão leu uma das versões originais do texto, mas, infelizmente, não pôde vê-lo impresso.
  
Carlos Machado nasceu em Muritiba (Bahia), em 1951, cursou engenharia mecânica na UFBA e jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Tem poemas publicados em revistas e jornais literários e edita na internet o boletim poesia.net (www.algumapoesia.com.br). Este é o seu segundo livro de poemas, tendo participado de várias antologias, entre as quais, Novas Ruminações - 75 poetas e a poesia de Donizete Galvão (Dobra Editorial, 2014).

Do universal ao miúdo cotidiano

"A poesia de Carlos Machado se insere no conjunto de propos¬tas da grande linha da poesia universal: o discurso do homem no mundo e sua condição existencial." Esta afirmação abre o ensaio de Ronaldo Costa Fernandes incluído como posfácio da coletânea Tesoura Cega. Para ele, os poemas do livro aliam sofisticação e refinamento nas imagens forjadas e apoiadas na realidade emergente, não se furtando a flagrar o pequeno cotidiano, ao revelar um "desvelamento do real de forma cria¬tiva e renova seu arsenal linguístico em favor da melhor poesia".

Fernandes ainda lembra como Machado se sobressai como jornalista cultural com seu site Alguma Poesia -- "um dos melhores do Brasil" - onde publica, desde 2002, "poemas acompanhados de lúcidos e pertinentes co¬mentários sobre autores mortos e vivos da literatura brasileira e universal (...) O prisma crítico, de antologista e de homem de letras, já mostra que, além de ter bom gosto, não lhe é estranha a melhor poesia e, mais ainda, que Carlos Machado detém uma cultura literária -- especial¬mente poética -- que poucos literatos brasileiros dominam", sustenta o especialista.
 
Selo Donizete Galvão de poesia

Coordenado por Ana Tereza Marques, o Selo Donizete Galvão de Poesia reúne livros de poesia contemporânea identificados pela lamparina de autoria do artista plástico Rogério Barbosa. Da lamparina, disse-nos o poeta em "Lições da noite": "A brevidade de sua chama/ e a baixa luz com que nos ilumina/ lembram-nos de que a noite é nossa sina".

Serviço
Título: Tesoura Cega - poemas 
Autor: Carlos Machado
Produção e lançamento: Dobra Editorial
www.portaleditora.com.br
Lançamento: 17 de junho, quarta-feira, às 18h30
Local: Casa das Rosas - Av. Paulista, 37 - Bela Vista (São Paulo - SP)
Tel: (11) 3285-6986

Mais informações
ABCE Comunicação
(11) 3862-0110
www.abce.com.br