Atendimento
ABCE
Tels.: (11) 99234-8397

leandro@abce.com.br
Rua Diana, 592, Cj. 81 - CEP: 05019-000
Sao Paulo - SP - Brasil
 
Clientes:

In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Powered by RS Web Solutions

Parceiros:

In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Powered by RS Web Solutions

Há mais de 20 anos gerando notícias!

Todo Ouvidos e ABCE lançam serviços diferenciados de redes sociais.

01/08/14 - Rede Savegnago reduz custos com novo sistema de distribuição
(Rede de supermercados com 32 lojas, investiu R$ 3 milhões em sistema desenvolvido em parceira com a Consinco)



Com um investimento de R$ 3 milhões a rede de Supermercados Savegnago, com sede em Sertãozinho, interior de São Paulo, implantou recentemente o Sorter  (Sistema automatizado de classificação e separação de produtos). O projeto foi desenvolvido em parceria pela Consinco, provedora nacional de software de gestão corporativa para empresas varejistas, atacadistas e distribuidoras.

“Precisávamos obter ganhos de produtividade no processo de recebimento e expedição de produtos para nossas lojas. Então, decidimos investir em tecnologia. Investir em TI traz benefícios, escala, inovação, vantagem competitiva. Isso nos diferencia em relação à concorrência”, afirma Celso de Oliveira, gerente de logística da Savegnago. O sistema foi implantado, no final de 2013, no Centro de Distribuição (CD) da Savegnago, em Ribeirão Preto (SP).

Participaram também do projeto a TGW, com soluções de logística automatizadas; a Dematic, com sistemas de transporte de mercadorias; a Toledo, com coletores e a Mais Inteligência, com um classificador automático de volumes.

Os resultados positivos do novo sistema apareceram já nos primeiros meses de operação. Oliveira conta que antes do Sorter, a velocidade de entrega de um produto nas lojas era D+24 (o dia de recebimento no CD e mais 24 horas). Hoje esse tempo baixou para algumas horas. “Conseguimos entregar os produtos em qualquer uma das nossas unidades em no máximo seis horas. Em 18 meses, acreditamos que será possível ter o retorno do investimento”.

Até o ano passado o processo de recebimento e expedição de produtos no CD era realizado em 11 etapas. Atualmente, isso caiu para quatro etapas. Os produtos saem dos caminhões e logo chegam às esteiras. O sistema faz a separação de forma automatizada e rapidamente as mercadorias seguem para um dos 38 caminhões que compõem a frota da companhia.

Economia em transportes
Os benefícios do novo processo não se restringem ao aumento de produtividade do CD. A Rede Savegnago reduziu em 20% os gastos com transportes de mercadorias. “Agora estamos levando mais mercadorias nos caminhões, que rodam menos quilômetros e, por consequência, gastam menos combustível. Assim, ainda contribuímos para a preservação do meio ambiente”, explica Oliveira.
 
O diretor comercial da Rede Savegnago, José Sarrassini, faz questão de ressaltar os ganhos no transporte das mercadorias para as lojas. “Fazemos menos viagens, com menos caminhões e assim, temos mais espaço para descarga de terceiros. Como são menos caminhões nas lojas, temos mais espaço para os veículos dos clientes e menos aborrecimento para os vizinhos dessas lojas”.
 
Ele ainda acrescenta que foram reduzidas avarias nos produtos e que as mercadorias passam menos tempos armazenadas, o que se traduz em redução de estoques.

Todos esses ganhos vão possibilitar o aumento no número de lojas, que deve saltar de 32 para 40 até 2016. “A tendência é de que tenhamos, em breve, um segundo CD”, revela Sarrassini.

Treinamento
O gerente de logística, Celso Oliveira, afirma que houve redução de 15% no quadro de colaboradores no CD, sem a necessidade de demissões. “Nós realocamos o pessoal para outras atividades”. A empresa ampliou a capacidade no volume de operação, que antes era de 13 mil volumes/mês/colaborador e que agora chega a 21 mil volumes/mês/colaborador.
 
A empresa realizou treinamento com todos os colaboradores do CD (que tem 25 mil m2) para que pudessem entender as novas formas de atuar e também para ressaltar os ganhos que teriam, com menos esforço físico, por exemplo.  “Com o novo sistema, estamos registrando queda no nível de absenteísmo. Todos receberam muito bem as mudanças. Inovação não é só investir em logística. Isso é parte do negócio. É preciso Investir em TI, nas pessoas e em treinamento. Essa é a conjunção para que tudo dê certo”.
 
Integração de informações
As soluções da Consinco utilizadas no sistema Sorter são responsáveis pela geração das quantidades a distribuir, recebimento dos produtos, impressão das etiquetas de distribuição, destinação dos produtos aos shots (braços do Sorter), conferência dos volumes após a passagem pelo Sorter, geração de NF-e, e ainda pela gestão das atividades de todos os operadores envolvidos no processo.
O sistema apoia a gestão de toda a operação da rede. Desde a compra de produtos, passando pelo recebimento, distribuição, abastecimento das lojas, precificação e acompanhamento das vendas, além da gestão das áreas financeira, patrimonial, contábil e fiscal, incluindo a geração dos SPED´s (Sistema Público de Escrituração Digital).

A Rede Savegnago utiliza os módulos de ERP da Consinco (gestão comercial, financeira, contábil, fiscal, patrimonial e WMS), desde 2009. O ERP é utilizado em todas as unidades da rede, sendo 32 supermercados, quatro postos de combustíveis e um Centro de Distribuição (CD).

Sobre a Consinco 
Fundada em 1990, a Consinco é provedora de software de gestão corporativa (ERP) para empresas varejistas, atacadistas e distribuidoras. Atualmente, os sistemas Consinco operam em 25 Estados da Federação, tendo como clientes mais de 150 grupos empresariais, que totalizam 1.300 estabelecimentos e cerca de 22.000 usuários.

Supermercados, atacadistas e distribuidores exigem processos e sistemas especializados para que seja assegurada a eficiência na gestão comercial, financeira, fiscal, contábil, logística e de frente de caixa.

O compromisso da Consinco é atender a estas exigências, agregando valor ao negócio de seus clientes. Uma pesquisa de satisfação realizada em 2012 com 95% dos clientes apontou que 80% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a Consinco como fornecedora de sistemas de gestão. Este alto nível de satisfação observado em sua base, permite que a empresa esteja presente em 35% dos maiores varejistas e 30% dos maiores atacadistas do País, segundo os rankings de 2013 da ABRAS e ABAD, as associações nacionais destes setores.

A Consinco figurou pelo 3º ano consecutivo, entre as 250 Pequenas e Médias Empresas que mais crescem no País. A pesquisa, realizada pela Deloitte Consultores e pela revista Exame PME, aponta as empresas com maior crescimento em três anos consecutivos, tendo posicionado a Consinco no 55º lugar entre as 250. Por cobrir um período de três anos, os dados apresentados qualificam a consistência do crescimento e da rentabilidade das empresas listadas.

Mais informações para a imprensa:
Consinco
ABCE Comunicação
Cesar August
o Sampaio 
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

(11) 3862-0110