Atendimento
ABCE
Tels.: (11) 99234-8397

leandro@abce.com.br
Rua Diana, 592, Cj. 81 - CEP: 05019-000
Sao Paulo - SP - Brasil
 
Clientes:

In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Powered by RS Web Solutions

Parceiros:

In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Powered by RS Web Solutions

Há mais de 20 anos gerando notícias!

Todo Ouvidos e ABCE lançam serviços diferenciados de redes sociais.

30/04/14 - Soluções de geointeligência auxiliam na segurança de fronteiras e combate ao tráfico de drogas

No próximo dia 7 de maio o Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança vai reunir especialistas da Polícia Federal, Ministério da Defesa, Exército, Marinha, Guarda Municipal do Rio de Janeiro e Secretaria Nacional de Segurança Pública para tratar de tecnologias e soluções de geointeligência aplicadas nessas áreas. O Fórum faz parte do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014, que será realizado em São Paulo, entre os dias 7 e 9 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca.

Estão confirmados para o Fórum, Julio Coelho Ferreira de Souza, geólogo e Perito Criminal Federal, da Polícia Federal; o general Silva Neto, da Diretoria do Serviço Geográfico do Exército (DSG); Cláudio Pena Maciel e Eurivaldo Joaquim da Silva, Guarda Municipal do Rio de Janeiro; general José Orlando Ribeiro Cardoso, do Ministério da Defesa; José Luiz Boanova Filho, consultor; Luiz Filho, da Notoriun, José Vicente Higón, da gvSIG Association e Mauro Ornelas, PMO da Sisgraph.

Esses especialistas vão mostrar como a tecnologia de geointeligência vem sendo aplicada, por exemplo, na segurança de fronteiras, combate ao tráfico de drogas, prevenção e resposta ao crime e monitoramento de grandes multidões. “A incorporação de conceitos e ferramentas de geointeligência vem se tornando imprescindível na tomada de decisão em situações críticas”, afirma Emerson Granemann, diretor do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014.

Desenvolvimento interno
Julio Coelho Ferreira de Souza, geólogo e Perito Criminal Federal, da Polícia Federal vai falar, durante sua apresentação, do Sistema INTELIGEO, desenvolvido pela Diretoria Técnico Científica do Departamento de Polícia Federal.

O sistema é baseado no conceito de Infraestrutura de Dados Espaciais – IDE, desenvolvido no Departamento de Polícia Federal- DPF. A solução fornece dados vetoriais (de estradas, rios, áreas de proteção ambiental, licenças de mineração, limites territoriais, etc) e dados raster (imagens SAR, imagens ópticas multi-espectral) de várias fontes. Mais de mil peritos criminais Federais utilizam o sistema, mas como a funcionalidade cresce, existe a expectativa de que possa ser usado ainda por cerca de 15.000 policiais federais.

Inteligência Geográfica
Outro especialista confirmado no Fórum é Luiz Filho, diretor de Marketing, da Notorium. Ele vai falar de segurança pública com Inteligência Geográfica (IG). “A apresentação vai exibir uma nova escala de trabalho e novas fontes de dados, que chamaremos de Business Spatial Intelligence”.

Segundo o executivo da Notorium, essa será a forma capaz de prever o comportamento das pessoas por meio de equações repletas de dados históricos, sociológicos e estatísticos. “Hoje trabalhamos com dados macros, com escalas em nível de cidades, e no máximo bairros, o que estamos propondo é trabalhar com dados de cada cidadão”.

Mais um especialista que estará no Fórum é Mauro Ornelas, PMO da Sisgraph, que apresentará um Sistema para Gestão de Segurança e Estatística Criminal.

Agricultura e Meio Ambiente
No dia 8 de maio, durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014, a Embrapa Monitoramento por Satélite, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, organizará um workshop gratuito, sobre “Geointeligência em Agricultura e Meio Ambiente”.

Zoneamentos, mapeamentos e monitoramentos do uso e da cobertura da terra, além de indicadores de sustentabilidade e competitividade são alguns dos produtos desenvolvidos com o objetivo de auxiliar em processos de tomada de decisão e na elaboração de políticas públicas para o setor agrícola e ambiental. A Embrapa Monitoramento por Satélite desenvolve ações e projetos de pesquisa voltados para a agricultura, pecuária, florestas e meio ambiente.

MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014
O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014 chega à quarta edição e tem confirmada a presença de empresas como Google, Hexagon, Garmin, Bentley, Santiago & Cintra, Trimble, DigitalGlobe, RapidEye, Autodesk, ESRI, Leica e Topcon entre os 55 expositores e 70 marcas, além de 29 patrocinadores. A realização do evento é da MundoGEO.

Além da Feira de produtos e serviços, o evento terá 150 palestrantes do Brasil e exterior envolvidos em 31 atividades, entre seminários, fóruns, cursos, workshops, encontros profissionais e o hackathon, que é uma maratona digital para programadores e jovens talentos para criar soluções inovadoras que serão avaliadas e premiadas pelos organizadores, apoiadores e patrocinadores.

O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014 tem o apoio de órgãos como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério do Meio Ambiente, Prefeitura de São Paulo, Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A (Emplasa) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

SERVIÇO
MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014
Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais
7 a 9 de maio de 2014
Centro de Convenções Frei Caneca – São Paulo – SP
www.mundogeoconnect.com

Mais informações para imprensa 

Cesar Augusto Sampaio Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Gutemberg Medeiros Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(11) 3862-0110