(Organizado por ABECS E FEBRABAN, o evento reúne profissionais do segmento de cartões e do setor financeiro)
Com o tema central “Transparência nas relações com o Mercado”, a 6ª edição anual do Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento (CMEP) será realizada nos dias 29 e 30 de setembro, em São Paulo, no Transamérica Expo Center. O Congresso é uma realização da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) em parceria com a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos). Nos dois dias de evento, representantes do mercado de cartões, instituições financeiras, redes de varejo, associações, autoridades e fornecedores discutirão como elevar ainda mais o nível de transparência nas operações procurando benefícios constantes para o consumidor.
Mercado de R$ 541 bilhões Os meios eletrônicos de pagamento avançam rapidamente entre a sociedade brasileira, acarretando mais oportunidades de inclusão financeira e oportunidades de crédito, fatores que realimentam o crescimento do PIB local e contribuem para a progressiva formalização da economia. Segundo dados da ABECS, os cartões –chamados de “dinheiro de plástico” – foram responsáveis pela movimentação de R$ 541 bilhões no País em 2010. O que significa crescimento de 21% sobre o total registrado em 2009, que era de R$ 444 bilhões.
Em paralelo a esse crescimento dos meios eletrônicos, a sociedade descarta cada vez mais o uso de meios tradicionais em função de menor segurança, menor facilidade e benefícios. A Febraban informa que, em 2010, o número de cheques compensados no Brasil foi de 1.120 milhões, com queda de 9,3% em relação a 2009. Ressaltando ainda que o número de cheques compensados no ano 2000 era mais que o dobro. No início da década, eram compensados 2.638 milhões de unidades na economia local. Novos consumidores e ascensão social Para responder aos desafios de um segmento em tamanha expansão, o 6º CMEP também se dedicará a temas como a Inclusão Financeira, novos consumidores e a ascensão das classes C, D e E que consolidam seu mais novo período de crescimento, sinalizando crescimento ainda maior do setor financeiro. Por outro lado e com a emergência de novas gerações, o congresso pretende discutir a evolução das redes sociais e as mudanças no perfil do consumidor.
O desenvolvimento tanto do mercado quanto de opções tecnológicas para o M-Payment (pagamento em mobilidade) também serão apresentados, além de estudos e conferências sobre campanhas para incentivar o uso consciente do crédito e iniciativas de educação financeira.
As associações que promovem o evento anunciam também que pretendem discutir os muitos aspectos da frágil segurança – física, patrimonial e penal – que os meios tradicionais como papel moeda e cheques oferecem àqueles que os usam; além de questionar o custo social da moeda em aspectos como manuseio e informalidade.
Pesquisa DataFolha Por ocasião do 6º CMEP será divulgada a 4ª edição da Pesquisa Abecs Datafolha. Trata-se do principal termômetro do setor, mostrando quais dos meios eletrônicos de pagamento são os preferidos, os que crescem e aqueles que perdem terreno no gosto popular; além de outros itens tais como quais e que tipos de mercadorias a população prefere pagar com cartões, quais as que são reservadas para crédito ou para débito, além da evolução das opções “Private Label” (cartões de fidelidade).
ABECS A ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) apóia e atua no mercado de cartões desde 1971 visando um desenvolvimento sustentável do setor. A Associação representa mais do que 95% do mercado de cartões de crédito no País.
Composta pelos principais emissores, bandeiras, credenciadoras, processadoras de cartões de crédito, débito, de loja e de benefícios, assim como as demais empresas que fazem parte da cadeia de valores do setor, a Associação tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento e expansão do setor. Trabalha também para a intensificação do uso consciente dos meios eletrônicos de pagamento. É responsável, entre outras iniciativas, pela divulgação mensal dos números do mercado de cartões, implantação do Código de Ética e Autorregulação além da educação financeira dos consumidores.
FEBRABAN A FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos - é a principal entidade representativa do setor bancário brasileiro. Fundada em 1967 com o compromisso de fortalecer o sistema financeiro e suas relações com a sociedade e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do País. O quadro associativo da entidade conta com 121 dos 172 bancos registrados no Banco Central do Brasil (Dezembro/2010).
O objetivo da Federação é representar seus associados em todas as esferas – Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e entidades representativas da sociedade – para o aperfeiçoamento do sistema normativo, a continuada melhoria da produção e a redução dos níveis de risco. Também busca concentrar esforços que favoreçam o crescente acesso da população em relação a produtos e serviços financeiros.
SERVIÇO VI Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento (CMEP) - “Transparência nas relações com o mercado” Dias 29 e 30 de setembro, em São Paulo, no Transamérica Expo Center.
Mais informações ABCE Comunicação Leandro Esteves:
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Gutemberg Medeiros:
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